Projeto da UFV recupera Microcomputadores

4 de novembro de 2019


A UFV possui cerca de seis mil microcomputadores e, em média, 540 deles são considerados sem utilidade ou obsoletos e descartados como sucata anualmente. Mas esse cenário começou a ser modificado a partir de uma parceria entre as diretorias de Tecnologia da Informação (DTI) e de Material (DMT), que tem como objetivos aumentar a vida útil dos equipamentos, possibilitando a continuidade de uso pelos órgãos da Universidade, e diminuir o acúmulo de lixo eletrônico, contribuindo com a conservação do meio ambiente.

O projeto de recuperação foi idealizado pelo técnico em Eletromecânica da DTI Bruno Martinho Filho e teve efetivamente início em junho deste ano, com o apoio da atual administração da UFV. A iniciativa tem alcançado sucesso. De junho a setembro de 2019, dos 131 equipamentos enviados para o projeto, 113 foram recuperados e voltaram para a comunidade, 13 estão em análise e cinco avaliados como sem utilidade.

O projeto de recuperação acontece da seguinte forma: após uma triagem realizada pela DMT e DTI, os técnicos da DTI fazem uma avaliação minuciosa e tentam tornar os equipamentos em condições de uso novamente. Todos retornam para a DMT com um laudo, mesmo os que não foram recuperados. Aqueles que obtiveram sucesso no processo de recuperação, além do laudo, recebem um selo (imagem abaixo) que os identificam como equipamento recuperado. Ele pode ser requisitado por qualquer órgão da UFV, incluindo os campi de Florestal e Rio Paranaíba, através do site da DMT, onde também estão disponíveis os procedimentos para que os setores interessados enviem seus equipamentos para recuperação.

De acordo com a diretora da DTI, Lícia Ramalho, a expectativa é que o projeto adquira um espaço maior, tenha um sistema de gerenciamento on-line e aumente o número de funcionários, já que atualmente apenas dois técnicos estão envolvidos diretamente no processo de recuperação. Com essa ampliação, impressoras, monitores, nobreaksdatashow, dentre outros equipamentos, também poderão ser recuperados.

Fonte: Divulgação Institucional – UFV em Rede

Disponível em: https://www2.dti.ufv.br/noticias/scripts/exibeNoticiaMulti.php?codNot=31664, acesso em 30/10/2019.