DMT divulga recomendações para realização do inventário patrimonial nas unidades

29 de julho de 2022


Em razão da realização do inventário de bens patrimoniais da UFV, a Diretoria de Material recomenda aos responsáveis a adoção de algumas medidas para garantir que o serviço de elaboração do inventário prestado pela empresa contratada, Priori Serviços LTDA, seja realizado de forma eficiente.

 

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE INVENTÁRIO DE BENS PATRIMONIAIS
• Nomear, se possível, dois agentes patrimoniais, ou mais, por setor. A solicitação de nomeação ou substituição poderá ser enviada por este formulário.
• Garantir livre acesso aos funcionários (identificados com crachá) da empresa contratada, Priori Serviços LTDA , em todos os setores, sempre acompanhados pelo agente patrimonial ou servidor designado para a atividade.
• Identificar (antes da empresa iniciar o inventário do setor) bens de origem do CNPQ que ainda não foram doados com “CNPQ + Nº do convênio”, para que ao concluir o convênio, seja possível identificar os bens já tombados.
• Informar à empresa os nomes corretos dos setores e apontar os bens do setor, de forma a garantir que todos sejam inventariados.
• Servidores que estejam utilizando bens fora da UFV devem registrar junto à Chefia, conforme modelo de formulário, o empréstimo desses materiais e enviar ao agente patrimonial fotos do material e do número de patrimônio, para elaboração do inventário.
• Identificar e formalizar junto à chefia, bens pessoais que estão no setor (Ex: cafeteiras, cadeiras, notebook) para que não sejam inventariados. O modelo para registro de uso de bem particular encontra-se disponível aqui.
• Todos os locais externos ao setor devem ser previamente informados para que a empresa realize o inventário nos locais, por exemplo, fazendas e campos experimentais, sendo assim, se for o caso envie e-mail o mais breve possível para sap@ufv.br.
• Conferir se os bens da unidade receberam etiqueta colorida fornecida e afixada pela empresa contratada, a fim de garantir o inventário de todos os bens do setor.
• Avisar a empresa e comprovar por documentos quais são os equipamentos que estão fora do setor para manutenção, seja ela externa ou da DTI, por exemplo.
• Livros não serão inventariados.
• Equipamentos de outras instituições, que estão na UFV por prazo determinado, devem ser informados ao Serviço de Patrimônio pelo email sap@ufv.br.
• Os materiais pertencentes às empresas juniores devem ser patrimoniados, como todos os demais bens do departamento.
IMPORTANTE:


1. Os setores que tiverem bens inservíveis podem fazer o cadastro dos mesmos no sistema Depósito Online pelo link https://deposito-online.ufv.br/ até a realização do inventário. Após o inventário a baixa desse patrimônio será formalizada pela empresa Priori Serviços LTDA.
2. Concluído a realização do inventário geral da UFV, o patrimônio da Instituição será migrado para o sistema do Governo Federal SIADS - Sistema Integrado de Gestão Patrimonial.
3. Com o objetivo de melhorar a gestão patrimonial da Instituição, a Diretoria de Material divulgará treinamento para agentes patrimoniais a realizar-se nos dias 29 e 30 de agosto de 2022.
4. Caso o pesquisador deseje regularizar a situação de doações junto ao CNPQ antes do inventário, o Serviço de Patrimônio se disponibiliza a ajudar o responsável a entrar em contato com o CNPQ para buscar celeridade nas doações de convênios encerrados, para isso entre em contato pelo email daniela.souza@ufv.br e informe no texto o nome completo do pesquisador e o número do processo que está pendente.

DMT-Divulgação Institucional