Diretoria de Material informa dados das contratações realizadas no 1º semestre de 2019

9 de julho de 2019

A Diretoria de Material (DMT), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), informa dados relevantes sobre as contratações realizadas, no Campus Viçosa, no primeiro semestre do ano de 2019. Esta divulgação é importante como medida de eficiência do setor público e, principalmente, como instrumento de transparência e retorno à comunidade sobre os serviços prestados pelos servidores. Os dados foram obtidos por meio do Sistema Integrado de Material (SIM) da UFV e sites do Governo Federal como o comprasnet.gov.br e portaltransparencia.gov.br.

Neste sentido, verificou-se que a Universidade Federal de Viçosa – Campus Viçosa, concluiu um total de 65 (sessenta e cinco) processos de contratações públicas, em um montante adjudicado de R$ 14.377.156,82 (quatorze milhões e trezentos e setenta e sete mil e cento e cinquenta e seis reais e oitenta e dois centavos).

As contratações foram agrupadas em modalidades de licitação e outras formas previstas na legislação para contratações públicas. As contratações por meio de Adesões a licitações de outros órgãos totalizaram 20 (vinte processos) representando 30,77% do total. As dispensas de licitação e cotações eletrônicas totalizaram 9 (nove) processos (13,85%), enquanto as contratações inexigíveis de licitação totalizaram 6 (seis) processos (9,23%). As contratações pela modalidade Tomada de Preços foram 3 (três) processos (4,61%). A maior quantidade de processos foi na modalidade Pregão eletrônico, representando 41,54% do total com 27 (vinte e sete) processos.

Fonte: Serviço de Licitação – DMT – UFV

Em termos de valores dos processos adjudicados, o total das Adesões foi de R$ 1.002.716,52 (6,97%). As dispensas e cotações eletrônicas totalizaram R$ 2.045.202,18 (14,23%) e as inexigibilidades totalizaram R$ 102.620,00 (0,71%). O maior percentual dos valores (69,16%) também foi realizado na modalidade pregão (R$ 9.943.819,80), com destaque para os Pregões nº 07/2019, 26/2019 e o 50/2019, que tiveram como objeto a contratação de serviços terceirizados de natureza continuada e, juntos, totalizaram mais de oito milhões e meio de reais. Por fim, as três licitações na modalidade Tomada de Preços totalizaram R$ 1.282.798,32 (8,92%).

Fonte: Serviço de Licitação – DMT – UFV

Vale ressaltar que muitas dessas contratações foram dirigidas pela Pró-Reitoria de Administração (PAD), a qual também funcionou como centro de compras, em especial, quanto as contratações de obras e serviços de engenharia e reformas. Entretanto, essas contratações transitam pela reunificação com a Diretoria de Material.

A Diretoria de Material conta hoje com 02 (dois) pregoeiros atuando regularmente e outros que atuam esporadicamente, totalizando 43 (quarenta e três) colaboradores que atuam com presteza e qualidade em cada fase dos processos de compras e contratações.

A expectativa é que os resultados dos trabalhos sejam apresentados a cada mês e que estes sejam sempre satisfatórios para a comunidade, mantendo convergência com os valores da UFV, tais sejam: “excelência, presteza, eficiência, transparência, ética, comprometimento social, legalidade, integração, igualdade, responsabilidade, democracia, inovação, empreendedorismo, cidadania e espírito de equipe”.

Fonte: Divulgação Institucional – DMT