CADASTRO NO SICAF

 

ORIENTAÇÕES DE PROCEDIMENTOS PARA SICAF – UFV

Telefones: (31) 3899-3518 (André), 3899-1528 (Neiva)  e-mail: sicaf@ufv.br

Horário de atendimento externo: Segunda a Sexta-feira das 14 às 17 horas.

O presente manual foi atualizado em 20/11/2015 com o objetivo de simplificar as informações necessárias aos pretensos fornecedores usuários do SICAF, com base na Instrução Normativa nº 02 de 11 de outubro de 2010 (da Secretária de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) e suas alterações, bem como os manuais e normas disponíveis no site www.comprasnet.gov.br, a lei 8.666/93 e demais legislação pertinente, sem substituí-las.

 

PRIMEIRO ACESSO/ CADASTRO

1 – Acessar: www.comprasgovernamentais.gov.br;

2 – Na página inicial clicar em SICAF no campo de Acesso aos Sistemas (link direto: SICAF)

3 – Na nova página posicionar o cursor em “Acesso Restrito” e clicar em “Fornecedor”;

4 – Fazer login do responsável do cadastro (poderá ser criada no link “clique aqui”);

5 – Posicionar o cursor em “Cadastro”, clicar em “Nível I – Credenciamento” e escolher/ preencher todos os campos solicitados no formulário e clicar em salvar/ solicitar ao final;

6 – Escolher/ preencher da mesma forma os campos em “cadastro”, “Nível II – Habilitação Jurídica”, Nível III e os demais, conforme o caso;

7 – Após completar o pré-cadastro cf. itens 5 e 6, apresentar a seguinte documentação, sendo que os documentos que não forem autenticáveis pela internet deverão estar em cópia simples acompanhada do original ou em cópia autenticada em cartório:

a) Última Alteração Contratual registrada com a consolidação ou o Contrato Social;

b) Comprovante de inscrição no CNPJ, inscrição estadual e municipal, cf. caso;

c) Comprovante de endereço dos sócios se este não estiver completo no Contrato;

d) Documento de Identidade dos sócios e nº do CPF de seus respectivos cônjuges;

e) “Certidão Conjunta Federal”, “Certidão do FGTS” e “Certidão do INSS” (Certidão Negativa ou Positiva com Efeito de Negativa);

f) Demais certidões que pretender cadastrar, como:

f.1) Estadual e Municipal (Nível IV);

f.2) Atestados e registro em conselho de classe (Nível V);

f.3) “Certidão de Falência” e Balanço Patrimonial registrado, sendo que as folhas do mesmo devem conter autenticação da Junta Comercial, cf. o caso, não sendo possível, em geral, o Balanço contido em Livro Diário. Para atualização do Balanço que seja escriturado em livro digital (SPED), deverá ser enviado por e-mail os arquivos do sistema de extensão “.aut” e o “.txt” exatamente como o validado (Nível VI).

 

CONSULTAR SITUAÇÃO DO CADASTRADO

Passo a passo para o fornecedor consultar sua situação cadastral no SICAF acessando o site www.comprasgovernamentais.gov.br:

1- Na página inicial clicar em SICAF no campo de Acesso aos Sistemas.

2- Na nova página aberta posicionar o cursor em Acesso Restrito e clicar em Fornecedor.

3- Em seguida preencher CPF e senha do responsável ou clicar em “desbloquear/ recuperar acesso”.

4- Após login, posicionar o cursor em “consulta” e clicar em “situação do fornecedor”.

5- Preencher os dados, clicar em pesquisar e, após, clicar em detalhar.

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